quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Jornal Aldrava,dez Anos de Poesia e Posse na ALB/Mariana-MG





O Jornal Aldrava, de Mariana,completa dez anos.Publica ensaios, artigos, entrevistas e reportagens, além de ARTE, mas a menina dos olhos,é a POESIA.

Muito bem diagramado e formatado por Gabriel Bicalho, grande poeta , autor de vários livros,sendo o mais recente, o instigante Lírios Possíveis, que além de trazer pintura de Deia Leal, na capa, mostra a verdaeira sina do Poeta:a POIESIS grega, onde o todo infere no poiema-e tudo com os versos de estila aldravista.Já resenhei esse livro está em http://livresca.blogspot.com.br)

A partir desse nome cheio de mistério e magia, "aldrava"-um convite em si mesmo- o Aldravismo, que norteia os diretores do precioso tablóide, vem interessando a muitos.Uma nova escola literária aponta no horizonte colorido de Minas Gerais, nessa cdade que é a primaz do Estado.

O idealizadorm, fundador e Presidente do Jornal Aldrava é gabreil Bicalho.A Diretora de projetos e Promotora de Eventos Culturais do Aldrava, e da Editora Aldrava letras e Artes, é Andréia Donadon (a artista Deia Leal, cuja Arte visual ilustra muitas das páginas) e o Vice Presidente bem como tesoureiro, outro Poeta :J.S.Ferreira que nasceu aldravista, pois com mínimas linhas, diz um tudo precioso.

O jornal traz ainda ensaios e artigos da lavra de J.B.Donadon, Além de seus ricos poemas,ele é pós Doutor em Análise do Discurso é o Presidente do Conselho Editorial do Jornbl Aldrava.Ele também é músico, diretor de faculdade, Secretário Geral da ALB-aliás todos eles pertencem à ALB.Mariana, sendo Andréia a presidente vitalicia.A Academia , no próximo dia 27, empossará novos acadêmicos (veja convite acima).O Presidente Nacional da ALB é o Dr. Mário Carabajal, intelectual escritor e psicanalista.

Amigos meus estarão nesse novo grupo chamado, que mais iluminará a plêiade de autores -fundadores :o engenheiro e escritor Aníbal Albuquerque, Editor em Varginha,Sul de Minas ,o autor e jornalista Carlos Lúcio Gontijo, Vice Presidente da Associação Mineira de Imprensa e a Professora Francirene Gripp .Todos são poetas.

E duas pessoas maravilhosas receberão o título de "Doutor(a) Honoris Causa":a professora emérita da UFOP, D . Hebe Rola e a premiada poeta , contista e cronista radicada em Belo Horizonte, Angela Togeiro.

Cumprimento-os e aos que ainda não conheço -junto com as melhores saudações ao Jornal Aldrava, que circula qual o carro de Ouro de Apolo, levando luzes por onde passa.

Espero, na data, poder abraçar e saudar pessoalmente os novéis acadêmicos e rever outros.

Vida longa a todos!

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Acadêmica -Fundadora da ALB/Mariana -Cadeira número 11-Laís Corrêa de Araújo.
Diretora Regional do inBrasCi em Belo Horizonte, MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário