terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

DIOVVANI MENDONÇA E OS SAQUINHOS DE POESIA -POESIA E PÃO- onde estarão meus haikais


Acima o poeta e idealizador do Pão e Poesia, no blog da Sociedade Mutante (visitem!):
sociedademutuante.blogspot.com/



http://poesiaemtodaparte.blogspot.com

Belo Horizonte, 09/02/2010

DIOVVANI MENDONÇA E OS SAQUINHOS DE POESIA ("POESIA E PÃO") onde estarão meus haikais...


Amigos:

O Projeto pão e Poesia do Diovvani Mendonça, encanta-me e o divulgo desde que ele foi lançado pela primeira vez.Vitorioso, numa segunda etapa, mereceu o Primeiro Prêmio de Mídia Livre.O mereciment é aplaudido por todos que o conhecem.
A generosidade desse poeta encantador , que é tão querido por todos, é bem conhecida.No ano passado, para o paz e Poesia de 2009, mandou um moto boy trazer à minha casa, os saquinhos de poesia , coloridos e úteis, para que neles embalássamos os livros que distribuimos durante o evento, que também pertence ao Internacional Palabra en El Mundo, organizado por Gabriel Impaglione (poeta editor de Isla negra, argentino e por Tito Alvarado, chileno que mora no Canadá.Moro em Belo Horizonte e ele reside em Contagem.
De vez em quando, trocamos idéias em longos telefonemas, pois ele é dessas pessoas que efervescem de criatividade- da árvore de Poesia aos poemas que borbulham em seu blog.


Diovvani leva Poesia ´escolas,a recitais, onde sempre convida uma plêiade relamente forte de poetas.

Há dias, recebi um de seus telefonemas.Ele começou a dizer meus haikais.isso alegrou-me, pois tem uma bela voz e excelente interpretação.Depois, os haikais, tão pequenos, se não forem lidos com alma, perdem-se no dizer rápido.

Ele riu e contou-me que estava com meu e-book "Orvalho", feito por Lourivaldo Perez Baçan (poeta e webmaster paranaense, da Vila das Artes) e que a adorável kaikaista Ieda Prates Bernes pefaciou para mim, aberto _á sua frente e que selecionava haikais.E pediu-me autorização para publicá-los..

Depois de deliciar-me com essa interpretação inesperada, ele revelou-me que escolhera alguns-os que declamara- para colocar na próxima edição dos saquinhos .Aguardei, feliz.

Há anos repito que poeta quer ser lido.Eu também , claro.E há pouco, às 23:02, abro este e-mail dele e fico sabendo que a segunda edição será será lançada amanhã, "10 de fevereiro (quarta-feira), de 10h às 12h, no Teatro João Ceschiatti, em Belo Horizonte , acontecerá o lançamento da segunda edição do “Pão e Poesia – em qualquer esquina, em qualquer padaria".

Aproveito e convido a quem tiver disponibilidade para esse lançamento, estar lá e conhecer seu trabalho.

Se pudesse, inventaria palavras para agradecer.Mas ele sabe exatamente como me sinto honrada, feliz e grata, pois já lhe falei a respeito, quando o encontrei no " "24 Horas de Kfé", no Café Khalúa, ano passado, organizado por Brenda Mars, Presidente do Instituto Imersão Latina cheguei para meu recital e deu tempo de conversarmos, ele apresentara a sua recitação, acompanhado da esposa, e depois nas Terças Poéticas organizadas por Wilmar Silva, quando Paulinho Andrade apresentou-se com poeta convidados.

Mais uma vez,m no Paz e Poesia, embalaremos livvros om os belos saquinhos de pão.Sei ainda que há desenhos de Iara Abreu, que também tem uma alma bastante generosa e ilustra nossos poemas , apresentando tudo em belas mostras , com o nome de "Aspectos Urbanos".
Sem dúvida, Poesia e Artes Plástica são uma ótima combinação.

Quando eu receber os saquinhos impressos, vou fotografar, postar e enviar para quem ainda não conhece, conhecer.

Acessem o blog do Diovvani(são dois "v" e não um "w"):

www.diovmendonca.blogspot.com
e

mendonca.blogspot.com/"

Certa feita, entrevistei-o e por telefone também obtenho dados interessantes: sei que sua Poesia começou por causa de sua música-é compositor (*).Que em sua casa , mantém a "Árvore da poesia", onde os poemas são colocados e , para proteção, dentro de garrafas pet.Seu espírito ecologista genuíno, o faz distribuiir sementes em uma saquinho especial, onde seu poema ZIAR (raiz escrita de trás para frente, uma boa alegoria), vem imprenso.As sementes são de "moringa", muitas vezes.Aquela que colocada em água pesada, suja, filtra as impurezas.

Certa feita, pedi-lhe uns exemplares para distribuir no Sementes de Poesia, de Regina Mello, na Praça dos Fundadores, dentro do parque Municipal em Belo Horizonte.Mais uma vez, ele, que tem uma empresa de softwares, mais uma vez, deslocou um motoboy para trazê-los e quando os distribuimos no recital matutino do Museu da Poesia cito, foi um sucesso, li o poema, expliquei sobre as sementes .

Bem , repito, caso consigam um tempo, compareçam a esse lançamento, amanhã.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora Regional do inBrasCi em belo Horizonte, MG
Vice Presidente do IMEL
Embaixadora Universal da Paz (Cercle de Les Ambassadeurs Univers. de La Paix-Genebra, Suiça;Orange, França)
Acadêmica da ALB/Mariana e AFEMIL)
Academica Correspondente da ADL, ALI, ATRN, ACL, ALTO,Membro da ONE , da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins(RN) e da Confraria dos Poetas, Dama da Sereníssima Ordem da Lyra de Bronze, entre outras.




(*) "Um de seus primeiros trabalhos como compositor, em parceria com Cláudio Carvalho, foi gravado pela cantora Soninha Moreira no disco “Feminino Encanto” que interpretou quatro músicas dos parceiros. Diovvani também tem trabalhos com outros compositores e poetas. Em 2006, teve um de seus poemas, o “Urbano Aprendiz de Violar Canções”, interpretado em um programa em Portugal. (SD)".Fonte:Jornal O Tempo - http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=65281&busca=diovvani+mendonca&busca=diovvani+mendonca


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: diovani mendonca
Data: 9 de fevereiro de 2010 17:41
Assunto: Pão e Poesia - LANÇAMENTO
Para: Clevane lopes


Oi, Clevane,
Acontece amanhã, o lançamento da nova edição do Pão e Poesia, na qual você é uma das nossas haicaístas convidadas.
Logo após o carnaval, enviarei para você amostras das embalagens.
O endereço é aquele mesmo, né?

Abraço,
Diovvani.
(31) 3011-4286 / 9776-7841


Pão e Poesia: lançamento da 2ª edição
acontece no Verão Arte Contemporânea


Impressos em embalagens para pão, a iniciativa literária traz poemas de Adriana Versiani, Alice Ruíz, Arnaldo Antunes, José Ouverney, Marcelo Dolabela, Paulo Franchetti, Paulo Urban, Sebastião Nunes e Wilmar Silva.


No próximo dia 10 de fevereiro (quarta-feira), de 10h às 12h, no Teatro João Ceschiatti, em Belo Horizonte , acontecerá o lançamento da segunda edição do “Pão e Poesia – em qualquer esquina, em qualquer padaria”. A iniciativa literária se apropria da embalagem utilizada por padarias para divulgar a poesia e obras de artistas plásticos ao público. Ao unir o útil ao agradável, o projeto associa a necessidade de atender a fome de pão dos consumidores ao prazer destes em poderem saciar a “fome de beleza”, a partir do alimento poético. Afinal, como bem diz a canção do grupo Titãs, "a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte". No embalo do pão, poesia. E vice-versa. saiba mais no www.paoepoesia.org

...

Promoção Especial

Em parceria com o Projeto Pão e Poesia, o blog Café com Notícias vai sortear três coleções completas desta iniciativa para os leitores do blog e duas coleções completas para quem segue o @cafecnoticias no Twitter. Trata-se de um brinde inédito para os leitores do blog, pois o conjunto de poesias impressas nos saquinhos de pão é difícil de conseguir por serem distribuídos em várias padarias que recebem as embalagens com determinado poema. São poesias de vários autores do Brasil e Portugal.

Para participar da promoção, basta escrever na folha de comentários:
"EU QUERO GANHAR PÃO E POESIA". Em seguida, escreva seu nome completo, idade e cidade onde mora. Quem não quiser preencher os dados requeridos nos comentários, pode enviá-los para o e-mail: wander.veroni@gmail.com






___***___

Nenhum comentário:

Postar um comentário